A verdade sobre o Aço Inoxidável

 

O aço inoxidável enferruja? 

Resposta:  Sim.  Se não houver manutenção, a oxidação leva à corrosão (ferrugem).

 

Aço Inoxidável é uma 'Liga de Varios Metais', ou seja, a fusão de diversos metais (como Molibdênio, Silício, Níquel, Cromo, Ferro e outros) , assim como na limonada a base é a água, o Aço inox sua base é Ferro (Aço Carbono).

Não existe nenhum tipo ou categoria dos aços inoxidáveis que mantenha sua boa aparência por muito tempo sem a devida manutenção e limpeza periódica.

 

Para manter uma boa aparência é recomendada a limpeza em intervalos curtos (este intervalo de tempo vai depender do local armazenado, não existe uma regra), qualquer tipo de aço inox estará sujeito à oxidação e posterior corrosão quando armazenado inadequadamente.

Lembre-se: O lugar ideal deverá ser seco e ventilado.

 

Se o aço inox fosse um metal isento de cuidados como muitos imaginam, uma embarcação do tipo Yacht ou Lancha não precisaria de marinheiros para limpeza e manutenção constante das peças de inox. 

Bem como, um talher de inox dificilmente oxida ou sofre corrosão por ter manutenção quase que diária.

 

Até agora não se sabia exatamente porque o aço inoxidável apresentava esses pontos de corrosão. Mas o mistério foi descoberto por pesquisadores do Imperial College e da University College London (Inglaterra), e segundo a cientista Dra. Mary Ryan, a corrosão tem seu foco na partícula não dissolvida do enxofre, de apenas 10 milionésimos de metro, é um "vírus" que inicia o ataque ao aço inox. 

 

Todos os anos, milhões de dólares são gastos com o reparo de estruturas de aço inox no mundo todo, que embora sejam denominados “inoxidáveis”  poderam apresentar pontos de oxidação e corrosão.

 

Este problema atinge a Construção Civil, Industria Naval, Setor da Medicicina e outras áreas da engenharia.