A verdade sobre o Aço Inoxidável

 

O aço inoxidável enferruja? 

 

Sim.  Se não houver manutenção, a oxidação leva à corrosão (ferrugem).

 

Aço Inoxidável é uma 'liga', ou seja, a fusão de diversos metais (Molibdênio, Silício, Níquel, Cromo, Ferro  e outros) , assim como a limonada a base é a água, o Aço inox a base é Ferro.


Não existe nenhum tipo ou categoria dos aços inoxidáveis que mantenha sua boa aparência por muito tempo sem a devida manutenção e limpeza periódica.


Saiba que  grelha que você acaba de adquirir é fabricada com o mesmo aço inox usado para fabricação da moeda de 50 centavos. 

 

Para manter uma boa aparência é recomendada a limpeza em intervalos curtos (este intervalo de tempo vai depender do local armazenado, não existe uma regra), qualquer tipo de aço inox estará sujeito à oxidação e posterior corrosão.


Lembre-se: O lugar ideal deverá ser seco e ventilado.

 

Se o aço inox fosse um metal isento de cuidados como muitos imaginam, uma embarcação do tipo Yacht ou Lancha não precisaria de marinheiros para limpeza e manutenção  constante das peças de inox. 


Um talher dificilmente oxida ou sofre corrosão por ter manutenção quase que diária.

 

Até agora não se sabia exatamente porque o aço inoxidável apresentava esses pontos de corrosão. Mas o mistério foi descoberto por pesquisadores do Imperial College e da University College London (Inglaterra), e segundo a cientista Dra. Mary Ryan, a corrosão tem seu foco na partícula não dissolvida do enxofre, de apenas 10 milionésimos de metro, é um "vírus" que inicia o ataque ao aço inox. 

 

Todos os anos, milhões de dólares são gastos com o reparo de estruturas de aço inox que embora sejam “inoxidáveis”  apresentam pontos de oxidação e corrosão. A oxidação e corrosão é um problema que atinge a Construção Civil, Naval, Medica e outras áreas.